Início Cidades Osasco conta com espaço dedicado ao atendimento de vítimas de racismo, xenofobia...

Osasco conta com espaço dedicado ao atendimento de vítimas de racismo, xenofobia e intolerância religiosa

0
igualdade racial combate racismo
Centro de Referência de Direitos Humanos e Combate ao Racismo (CRDH) / Foto: rawpixel.com no Freepik

Em um esforço para combater práticas racistas e promover a igualdade racial, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), instituiu o Centro de Referência de Direitos Humanos e Combate ao Racismo (CRDH), um espaço dedicado a atender vítimas de racismo, xenofobia e intolerância religiosa. A iniciativa visa garantir os direitos das populações negra, indígena, imigrante, refugiada e de comunidades tradicionais no município.

O CRDH, que funciona na Rua Eloy Cândido Lopes, 189, no Centro de Osasco, disponibiliza uma série de serviços essenciais para quem enfrenta qualquer tipo de discriminação. Além de acolher vítimas e oferecer suporte psicológico e jurídico, o centro também orienta imigrantes e refugiados que escolheram Osasco como novo lar, com serviços especializados para regularização de documentos e acesso a direitos fundamentais.

A Seppir desempenha um papel crucial na articulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e ao fomento do letramento racial, visando conscientizar a população sobre a importância de práticas antirracistas. O centro também recebe denúncias diretamente, e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além disso, a cidade conta com o Disque 100, um serviço gratuito disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, que desde 2015 tem sido um importante canal para o recebimento de denúncias relacionadas a crimes de racismo.