Início Cidades Osasco receberá pacote de eficiência energética da Enel para 4 escolas e...

Osasco receberá pacote de eficiência energética da Enel para 4 escolas e o Hospital Amador Aguiar

0
Osasco eficiência energética Enel
Da esquerda para a direita: Rogério Lins, Prefeito de Osasco; Waldir Ribeiro, Secretário de Serviços e Obras, Cláudio Piteri, Secretaria de Educação, Mauricio Oliboni Gusmão, Especialista de Sustentabilidade; e Guilherme Lencastre, Presidente Enel São Paulo. Foto: divulgação

A Enel anunciou nesta quarta-feira (28) que vai implantar um projeto de eficiência energética para modernizar o consumo de energia em instituições públicas de Osasco. O novo pacote de iniciativas, que segue a recente substituição de quase 600 lâmpadas do sistema de iluminação pública, beneficiará quatro escolas municipais e o Hospital e Maternidade Amador Aguiar.

O projeto prevê a modernização das instalações elétricas, troca de aparelhos e adoção de tecnologia LED em todas as cinco instituições. Destaca-se a instalação de um sistema de geração de energia solar na maternidade, além de duas escolas municipais. Juntas, as três plantas fotovoltaicas terão capacidade de 372 KWp.

A Enel estima que essas ações resultarão em uma economia energética de 989,45 MWh/ano, o equivalente ao consumo anual de 485 residências com gasto mensal de 170 kWh. Além disso, a empresa substituirá mais de 4 mil lâmpadas antigas por LED nas instituições beneficiadas, sendo 1.864 apenas na Maternidade Amador Aguiar.

O hospital também receberá 66 novos aparelhos de ar-condicionado do tipo inverter, conhecidos por sua eficiência energética superior. Essas medidas não apenas prometem reduzir custos operacionais, mas também diminuir significativamente a emissão de CO2.

Solange Mello, responsável por projetos de sustentabilidade da Enel, ressalta o compromisso da empresa com soluções que promovem eficiência energética, economia financeira e preservação ambiental. Ela lembra que só com a troca das lâmpadas de rua por LED em 2023, Osasco já economiza o equivalente ao consumo anual de 123 residências, evitando a emissão de 9 toneladas de CO2 por ano.