Luciana de Paula Cunha e José Virgínio, atletas de Osasco, se destacaram no Campeonato Brasileiro de Skyrunning 2025, realizado nos dias 24 e 25 de janeiro, no Pico do Barbado, na Chapada Diamantina (BA). A competição, que reuniu 600 atletas de todo o Brasil, aconteceu a 2.031 metros de altitude e contou com provas de diferentes distâncias, incluindo o desafio de 4 km de subida (VK), 10 km, 18,6 km, 32 km e 51 km.
Luciana, integrante do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, foi a segunda mulher mais rápida do Brasil na prova de 4,1 km de subida. “Foi uma experiência incrível competir no maior pico do Nordeste. Estou muito feliz com o resultado e com a minha performance na competição”, comentou.
José Virgínio, beneficiário do programa Bolsa Técnico da cidade, participou da modalidade combinada, que envolvia o VK de 4 km e a Skyrace de 32 km. Ele ficou com a medalha de prata na categoria 45-49 anos e segue firme na busca por uma vaga no Campeonato Mundial. “A competição foi um grande desafio, mas estou motivado para continuar treinando e representar Osasco nos próximos desafios”, disse.
O secretário de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco, Thiago Borges, parabenizou os atletas pelo desempenho. “Luciana e José são exemplos de superação e talento. Osasco se orgulha de apoiar atletas tão comprometidos, que continuam a inspirar nossa cidade.”
Com a medalha de prata, ambos seguem em preparação para futuras competições, com foco no Campeonato Mundial de Skyrunning, que ocorrerá na Bulgária em 2025.