Início Cidades Barueri PF deflagra Operação Profeta em Barueri e Cajamar para investigar esquema de...

PF deflagra Operação Profeta em Barueri e Cajamar para investigar esquema de fraude com criptomoedas

0
operação profeta PF
Imagem: ilustração

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a Operação Profeta, que investiga um esquema de fraude envolvendo investimentos em criptomoedas e mercado Forex. A operação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em cinco cidades, incluindo Barueri e Cajamar, além de Guarulhos, Salto e Rio de Janeiro.

A ação visa desarticular uma organização criminosa acusada de lesar cerca de 10 mil investidores, causando prejuízos estimados em R$ 260 milhões. A Justiça determinou o sequestro de bens e valores no montante de R$ 262,8 milhões. As ordens judiciais foram expedidas pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Organização criminosa com estrutura complexa

As investigações começaram após denúncias de vítimas que aplicaram recursos em uma empresa de investimentos e tiveram seus valores desviados. Segundo a PF, a organização criminosa montou uma estrutura complexa para captar investidores e remeter os recursos ilegalmente para o exterior, através de corretoras de criptomoedas.

O líder do grupo usava a religião para atrair vítimas e ganhar a confiança dos investidores, daí o nome da operação, “Profeta”.

Crimes investigados

Os investigados responderão por diversos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como apropriação indébita, negociação de valores mobiliários sem autorização, operação de instituição financeira sem autorização e evasão de divisas. Também são investigados os crimes de administração de carteira sem autorização, organização criminosa transnacional e lavagem de dinheiro com criptomoedas.