Início Cidades Polícia Civil desarticula quadrilha que falsificava cervejas em São Paulo

Polícia Civil desarticula quadrilha que falsificava cervejas em São Paulo

0
cervejas falsificadas
Equipes da 1ª Delegacia de Investigações sobre Propriedade Imaterial cumpriram mandados de busca e apreensão/ Foto: SSP/Governo de SP

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil desmantelou um esquema de falsificação de cervejas que operava em diversas cidades do estado de São Paulo. A operação, realizada na terça-feira (28), resultou na prisão de nove suspeitos e na apreensão de mais de 350 mil garrafas de cerveja falsificadas.

Segundo a polícia, os criminosos administravam seis lojas que serviam como base para a produção e comercialização das bebidas falsificadas. Os estabelecimentos eram utilizados para substituir rótulos e tampas de cervejas mais baratas por rótulos de marcas mais caras, enganando os consumidores.

As equipes da 1ª Delegacia de Investigações sobre Propriedade Imaterial cumpriram mandados de busca e apreensão em nove endereços: um na capital paulista, sete em Rio das Pedras, na região de Piracicaba, e um em Limeira.

Base na Zona Leste da Capital

As investigações revelaram que o esquema tinha base na zona leste da capital paulista. Além das mais de 350 mil garrafas de cerveja falsificadas, a polícia apreendeu cinco prensas utilizadas na falsificação e celulares dos suspeitos. No total, foram apreendidos mais de 14 milhões de produtos.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG) como associação criminosa, crime contra a propriedade industrial, crime contra as relações de consumo, falsificação de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais e cumprimento de mandado de busca e apreensão. A polícia continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.