
Adiamento// Ferroviários iam parar dia 11, mas nova audiência de conciliação acontece dia 17
A greve dos ferroviários, prevista para o dia 11, foi adiada e, de acordo com o Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, uma nova audiência de conciliação deve ocorrer na próxima terça, 17. Dia 23 os sindicatos da categoria voltam a deliberar sobre os rumos do movimento, podendo deflagrar a greve no dia 24.
Segundo o presidente do Sindicato da Sorocabana, Izac de Almeida, a decisão foi tomada em acato a um novo pedido de adiamento feito pelo desembargador do TRT, Wilson Fernandes, que coordena as negociações dos 8 mil trabalhadores com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A proposta de reajuste salarial apresentada pelo tribunal à companhia é de 10,44%. A CPTM oferece apenas 5,22% parcelados, índice que não repõe as perdas inflacionárias.
“A classe ferroviária reivindica reajuste salarial pelo maior índice, o INPC-IBGE (11,08%), mais ganho real e melhorias nos benefícios, além da correção no Plano de Participação nos Resultados (PPR) 2016”, destacou Izac, que lembra que a interrupção na circulação dos trens pode prejudicar mais de 3 milhões de usuários do transporte metropolitano por dia. As negociações seguem até a próxima audiência de conciliação, sem suspensão dos serviços nas seis linhas da CPTM.