A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu na quinta-feira (27) o plantio de 20 mudas nativas no Largo de Osasco e na Praça do Amianto, na região central. O evento faz parte da programação de celebração dos 63 anos de emancipação político-administrativa de Osasco.
No Largo de Osasco, foram plantados 10 coqueiros jerivá e 4 quaresmeiras, enquanto a Praça do Amianto recebeu 6 mudas de manacás da serra. As ações de plantio continuam nas próximas semanas: no dia 6 de março, está previsto o plantio de 15 árvores na sede da Associação Camila Rossafa, no Jardim Conceição, e no dia 13 de março, 100 mudas serão plantadas no canteiro central da Avenida Transversal Norte, no Jardim Rochdale, com a participação de alunos da Emef Irma Tecla Merlo.
A secretária adjunta do Meio Ambiente, Vitória Silvestre, acompanhou o plantio e destacou a importância da ampliação das áreas verdes nas cidades, como medida fundamental para combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população.
“Osasco cresceu muito nos últimos anos e é preciso ampliar (as áreas verdes) para termos mais qualidade de vida e garantir isso às próximas gerações. É preciso refletirmos sobre as mudanças climáticas. A arborização é um filtro que ajuda a combater as ilhas de calor e a drenar a água do solo”, afirmou Vitória Silvestre.