Um esquema criminoso que se aproveitava da boa-fé dos idosos foi desmantelado em Carapicuíba. Quatro mulheres, com idades entre 24 e 32 anos, foram presas na quinta-feira (13), acusadas de estelionato e associação criminosa.
De acordo com a polícia, as suspeitas se disfarçavam de agentes de saúde e, sob o pretexto de realizar uma atualização cadastral no Sistema Único de Saúde (SUS), coletavam dados pessoais das vítimas. As informações eram então utilizadas para acessar as contas bancárias dos idosos, realizar transferências e até mesmo contratar empréstimos em seus nomes.
A investigação da Polícia Civil teve início após a quadrilha tentar aplicar o golpe em uma senhora de 73 anos. Na ocasião, as falsas agentes de saúde conseguiram os dados da vítima, inclusive tirando uma foto dela com a desculpa de que seria para o “novo cadastro” no SUS. Em seguida, as mulheres fugiram em um carro.
As equipes policiais iniciaram o acompanhamento e conseguiram interceptar o veículo na Avenida Rui Barbosa. Durante a revista, foram encontrados nove aparelhos celulares e diversas fichas cadastrais de outras pessoas.
Além das quatro mulheres, um homem de 31 anos, que também estava no automóvel, foi detido sob suspeita de envolvimento no esquema criminoso. Os cinco foram encaminhados ao 1º Distrito Policial de Carapicuíba, onde permaneceram presos pelos crimes de estelionato e associação criminosa.