A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo de chuvas intensas até domingo (2), devido à aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão é de grandes volumes pluviométricos, com riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do estado, incluindo a região metropolitana de São Paulo.
O fenômeno meteorológico, caracterizado por chuvas persistentes e volumosas, eleva os riscos em áreas já afetadas por impactos como enchentes e deslizamentos. Por conta das previsões, o Governo de São Paulo manterá o gabinete de crise também até o próximo domingo (2), monitorando os serviços de energia elétrica e abastecimento de água.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias. Na Região Metropolitana de São Paulo, são esperados 150 mm.
Recomendações à população:
A Defesa Civil reforça a importância de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco. As principais orientações são:
- Evitar transitar por locais alagados;
- Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
- Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
- Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
LEIA TAMBÉM// Estado de São Paulo reforça doações às famílias de Carapicuíba afetadas por chuvas