A Scala Data Centers, referência em infraestrutura tecnológica e sustentável na América Latina, inaugurou na última semana a segunda fase do seu Campus Tamboré, localizado em Barueri. O evento marcou um importante avanço no cenário de data centers no Brasil e reforça a posição de Barueri como um polo tecnológico em ascensão.
O montante investido nessa expansão é de R$ 6,2 bilhões. Esse valor supera até mesmo projetos de infraestrutura de grande porte, como o Túnel Santos-Guarujá. Somando-se ao investimento da Fase 1, o Campus Tamboré ultrapassa a marca de R$ 10 bilhões em investimentos totais.
A nova fase do Campus Tamboré representa um investimento significativo da Scala, com capacidade para 158 MW de TI. Dois edifícios já estão em operação: SGRUTB08 e SGRUTB12, atendendo a clientes de grande porte. Além disso, três novos edifícios estão em construção (SGRUTB09, SGRUTB10 e SGRUTB67), com previsão de entrada em operação no próximo ano.
Energia e sustentabilidade
Localizado estrategicamente às margens do Rodoanel, o Campus Tamboré destaca-se também por sua capacidade de energia projetada. Com seis data centers já em operação e outros quatro em construção, o campus alcançará mais de 200 MW. Quando totalmente concluído, será um dos maiores do mundo, com capacidade total de 600 MW, equivalente ao consumo de energia de uma cidade de médio porte.
Além do impacto tecnológico, a Scala Data Centers reforça seu compromisso com a comunidade local. O projeto inclui melhorias na infraestrutura urbana, integração com o entorno e geração de empregos diretos e indiretos. A expectativa é que cerca de vinte mil empregos sejam criados, impulsionando a economia da região.
Durante a entrega da segunda fase do projeto, Marcos Peigo, CEO e cofundador da Scala, enfatizou: “Estamos orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico de Barueri e do Brasil como um todo. O Campus Tamboré é um marco que nos coloca na vanguarda global da infraestrutura digital”.
Também participaram do evento o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos); o vice-prefeito de Barueri, Roberto Piteri (Republicanos); o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos) e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.