Início Cidades Carapicuíba Sonho da casa própria se realiza para 196 famílias em Carapicuíba com...

Sonho da casa própria se realiza para 196 famílias em Carapicuíba com entrega do Conjunto Habitacional Pequiá

0
conjunto habitacional pequiá carapicuíba casa paulista
Conjunto Habitacional Pequiá foi entregue nesta quinta / Foto: CDHU

A manhã desta quinta-feira (19) foi de celebração e emoção em Carapicuíba com a entrega do Conjunto Habitacional Pequiá, que beneficiou 196 famílias que viviam em áreas de risco às margens do Córrego Cadaval. O evento, que contou com a presença do vice-governador Felício Ramuth e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, marcou a realização do sonho da casa própria para muitas famílias da região.

Também marcaram presença o prefeito Marcos Neves, a vice-prefeita Gilmara Gonçalves, o prefeito eleito José Roberto e o vice-prefeito eleito Guto José. “É uma imensa satisfação entregar este Conjunto Habitacional, que será o lar de tantas famílias, um lugar onde elas poderão construir suas histórias e viver com dignidade. Para nós, é motivo de muito orgulho encerrar nosso governo com uma inauguração tão significativa, que representa a transformação de sonhos em realidade”, afirmou Marcos Neves, na ocasião.

conjunto habitacional pequiá em carapicuiba
Foto: PMC

O empreendimento, resultado de um investimento de R$ 19,6 milhões da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), foi construído em parceria com a Prefeitura de Carapicuíba, responsável pela execução da obra. O Conjunto Habitacional Pequiá faz parte do Projeto de Urbanização e Remanejamento de moradias precárias desenvolvido pelo município.

Responsabilidade e conquista

Durante a entrega, o vice-governador Felício Ramuth enfatizou que, junto com a conquista da moradia, vem a responsabilidade de contribuir com a continuidade dos trabalhos da Companhia, por meio do pagamento das parcelas. “Ter uma casa da CDHU implica em uma responsabilidade de cada um. Ninguém ganha nada de graça, e vocês terão as parcelas subsidiadas e baratas, para que tenham condição de pagar por aquilo que é de vocês. Essa é uma conquista de cada um”, explicou aos contemplados.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, destacou o compromisso do governo em diminuir o déficit habitacional no estado. “O Governador Tarcísio e o Felício Ramuth determinaram que queriam o maior programa habitacional de todos os tempos. E assim tem sido feito. Nós já estamos entregando cinquenta mil nesse segundo ano, e o nosso plano é entregar 200 mil durante os quatro primeiros anos do Governo Tarcísio”, afirmou.

Branco também desejou felicidades às famílias e ressaltou a importância da presença do governo estadual em todos os municípios, especialmente para a população mais humilde que não teria condições de realizar o sonho da casa própria sem esse apoio.

“É uma emoção muito grande”

Danielly Tavares Viana, de 28 anos, casada com Alexsander Viana, 27, e mãe de Emanuel e Ezequiel, de 6 e 7 anos, expressou sua emoção por retornar ao bairro, agora em um conjunto digno e seguro. “É uma emoção muito grande. Estamos muito felizes! Moramos aqui há bastante tempo. Meus filhos nasceram aqui, e, agora, nós estamos retornando. Só de falar já tenho vontade de chorar. Vamos pagar a nossa casa própria”, disse Danielly.

Ronaldo Xavier Gomes, de 42 anos, também celebrou a conquista, pois após dez anos deixará de pagar aluguel. “Querendo ou não, foi uma incerteza. Começamos a lutar sem saber se iríamos conquistar. Então, conquistando hoje, tenho meu sonho realizado”, contou. Ronaldo também relembrou sua esposa falecida, com quem sonhou em ter a casa própria e que o acompanhou durante a longa espera.

Estrutura e financiamento

Com uma área construída de 12.794 m², o residencial é composto por sete blocos de sete pavimentos cada, além de centro de apoio ao condomínio e playground. Os apartamentos possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, com área privativa de 57 m².

A Prefeitura foi responsável pela indicação das famílias beneficiadas, que foram habilitadas pela CDHU. O financiamento dos imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda familiar, comprometendo, no máximo, até 20% dos rendimentos mensais. O menor valor de prestação é de R$ 242,40.