Preso por injúria racial, o vereador de Carapicuíba Dr. João Naves (PSD) negou veementemente as acusações, em nota enviada à imprensa na noite desta quarta-feira (11). Ele é acusado de chamar o também vereador Bruno Marino (Podemos) de “pr3t0 s4fad*” durante uma discussão na Câmara.
No texto, a assessoria do vereador afirma que “quem conhece o Dr. João Naves sabe que ele não compactua com qualquer ação racista, xenofobista, homofóbica ou de natureza preconceituosa”. A nota destaca a trajetória de Naves como médico e parlamentar, ressaltando seu compromisso com a vida humana.
A assessoria afirma que o vereador “lamenta que, em meio a uma discussão acalorada, tenham surgido interpretações que ele considera equivocadas”. A nota sugere ainda que houve um “uso político da situação, com interpretações distorcidas dos fatos e recorrentes narrativas que não condizem com a verdade”.
O texto diz ainda que o vereador “confia plenamente no poder da justiça e reitera que está à disposição das autoridades competentes para o total esclarecimento do ocorrido”. O caso foi registrado no 1º DP de Carapicuíba, que continua com as diligências.
Nas redes sociais, diversos políticos e populares se manifestaram em defesa de Bruno Marino. Dentre eles, o prefeito Marcos Neves, o deputado estadual Emídio de Souza, o vereador osasquense Emerson Osasco e o deputado federal Carlos Zarattini.