O governo federal lançará no segundo semestre de 2023 o programa “Voa, Brasil”, que pretende democratizar o acesso a passagens de avião, com custo estimado em R$ 200 por trecho voado.
O programa vai beneficiar servidores públicos nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) com salários de até R$ 6,8 mil, aposentados e pensionistas da Previdência Social e estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação.
As passagens a preços populares devem ser vendidas fora da alta temporada, em dois períodos: de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos.
“Não era justo fazer essa passagem para os executivos que têm condição de pagar preços maiores”, pontua o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
França garante que as passagens não vão ficar mais caras aos demais passageiros, porque o custo de cada trecho é calculado considerando o número de assentos por quilômetro voado. “Quanto mais assentos por quilômetro estiverem preenchidos, mais barato tem que ficar o preço.”
O ministro garantiu ainda que o governo federal não vai entrar com subsídio. As vendas serão feitas nos sites das próprias companhias aéreas, que devem exibir a opção Voa, Brasil. Os interessados que se enquadrarem nos critérios para participar do programa poderão realizar a compra, que será intermediada pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil.