Uma recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Vox Brasil, a exemplo de pesquisas anteriores (aqui e aqui), indica que a disputa pela prefeitura de Osasco pode ser decidida já no primeiro turno. O levantamento, divulgado em 29 de setembro, coloca o candidato Gerson Pessoa (Podemos) como líder isolado na corrida eleitoral, com 59,3% das intenções de voto.
O estudo, que ouviu 600 eleitores entre os dias 26 e 27 de setembro, mostra uma considerável vantagem de Pessoa sobre seus concorrentes. Em segundo lugar aparece Emidio Souza (PT) com 17,5% das intenções de voto, seguido por Dr. Lindoso (Novo) com 8,8% e Glória Brito (PCO) com 2,5%.
Um fator que pode estar contribuindo para o desempenho de Gerson Pessoa é a alta aprovação do atual prefeito Rogério Lins, que segundo a pesquisa, ultrapassa 80%.
A pesquisa também revelou que 4,7% dos entrevistados declararam voto branco ou nulo, enquanto 7,2% não souberam ou não quiseram responder.
É importante ressaltar que o levantamento tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP — 01780/2024.