Início Cidades Wellington Formiga lidera intenções de voto a prefeito de Cotia, aponta pesquisa

Wellington Formiga lidera intenções de voto a prefeito de Cotia, aponta pesquisa

0
wellington formiga angela maluf eleições cotia (1)
Wellington Formiga e Ângela Maluf / Fotos: Reprodução/redes sociais

Um levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira (19) mostra que o pré-candidato Wellington Formiga (PDT) lidera com folga as intenções de voto na disputa à Prefeitura de Cotia nas eleições municipais de 2024.

publicidade

A pesquisa, que ouviu 700 eleitores entre os dias 13 e 18 de junho, apresentou três cenários estimulados, nos quais Formiga lidera com 47,6%, 48,3% e 48% das intenções, respectivamente.

Ângela Maluf (PSD), pré-candidata apoiada pelo atual gestor de Cotia, Rogério Franco – que está em seu segundo mandato e não poderá concorrer nas eleições de outubro –, aparece em segundo lugar, com 26,6%, 27,1% e 26,9%, respectivamente, nos três cenários.

publicidade

Quando questionados de forma espontânea, 17% dos entrevistados declararam a intenção de votar em Welington Formiga, enquanto 6,7% citaram a atual vice-prefeita, Ângela Maluf. Nesse caso, a pesquisa revela também que 66,6% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.

Em relação à rejeição eleitoral, Ângela Maluf aparece como a candidata que mais eleitores afirmam não votar “de jeito nenhum” (29,7%), seguida por Welington Formiga (17,1%).

Outros nomes que disputarão a Prefeitura de Cotia, como Danilo Ramos (PRD), que tem Marcelinho Carioca como seu pré-candidato a vice-prefeito; Enfermeira Cida (PSOL) e Fernando Confiança (Novo), não tiveram 5% das intenções de voto, ainda de acordo com a pesquisa.

Avaliação do atual prefeito de Cotia

publicidade

Sobre a avaliação da atual gestão do prefeito Rogério Franco, a pesquisa mostra que 56,9% dos entrevistados desaprovam sua administração, enquanto 40,4% aprovam.

Quando questionados sobre a avaliação geral, 25,1% consideram a gestão de Franco “péssima”; 15,1% acham “ruim”; outros 31,6% a consideram “regular”; enquanto 18,6% a classificam como “boa”. Apenas 7,6% dos eleitores avaliam a atual gestão como “ótima”.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-01960/2024. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

publicidade