O candidato Beto Piteri (Republicanos) foi eleito prefeito de Barueri neste segundo turno das eleições municipais de 2024. Com 94,36% das urnas apuradas às 19h43, o candidato apoiado pelo atual prefeito, Rubens Furlan (PSB), teve 56,63% dos votos (99.068 votos), contra 43,37% (75.879) de Gil Arantes (União Brasil).
A eleição em Barueri foi definida matematicamente, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É a primeira vez que a cidade vai ao segundo turno para decidir quem assumirá o poder pelos próximos quatro anos.
No primeiro turno, Beto esteve na frente, com 48,39% dos votos válidos (97.708 votos), contra 39,83% (80.426 votos) de Gil Arantes.
Outra particularidade no cenário político do município é a baixa rotatividade no Executivo, visto que apenas dois nomes foram eleitos para prefeito nas últimas três décadas: o atual gestor, Rubens Furlan (PSB), prefeito reeleito que apoiou Beto Piteri (Republicanos) como seu sucessor, e Gil Arantes (União Brasil), antigo aliado de Furlan que tentou retornar à Prefeitura nas eleições municipais de 2024.
No Legislativo, para a próxima legislatura na Câmara Municipal, Barueri elegeu 12 vereadores que apoiam Piteri e nove parlamentares apoiadores de Arantes. Conheça os 21 vereadores eleitos em Barueri.
Beto Piteri
Nascido em Osasco, Beto Piteri é vice-prefeito em Barueri pelo segundo mandato. Ele já foi prefeito de Jandira e atuou também como diretor de planejamento do Metrô de São Paulo e subprefeito de Santana, na capital paulista.
Nas eleições municipais de 2024, ele foi apoiado pelo atual prefeito Rubens Furlan (PSB) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).