
A vacina oral contra a poliomielite, conhecida como “gotinha”, deixou de ser aplicada no Brasil nesta segunda-feira (4). O Ministério da Saúde anunciou a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) por uma dose da vacina inativada (VIP), administrada por via injetável.
A mudança, de acordo com a pasta, visa alinhar o esquema vacinal brasileiro às práticas adotadas em países como Estados Unidos e nações europeias, além de garantir maior eficácia na imunização contra a pólio.
O novo esquema vacinal prevê três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por um reforço aos 15 meses. Orientações já foram enviadas aos estados e municípios para implementação das novas diretrizes.
As doses da VOPb lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até 31 de novembro. A partir de hoje, apenas a vacina injetável deve estar disponível nos postos de vacinação.
Apesar da mudança, o Zé Gotinha, personagem icônico das campanhas de vacinação contra a pólio, continuará sendo o símbolo da imunização no país, assegurou o Ministério da Saúde.