A Câmara Municipal de Osasco aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei 88/2023, que institui o Dia da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar no município. A data será celebrada anualmente em 29 de setembro, com ações de conscientização para a população.
A iniciativa, proposta pelo vereador Carmônio Bastos (Podemos), presidente da Câmara, visa combater o desperdício de alimentos, um problema grave no Brasil, que está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, com 55,4 milhões de toneladas por ano, segundo o Relatório Diagnóstico sobre a Fome e o Desperdício de Alimentos no Brasil.
Combate ao desperdício e promoção da segurança alimentar
O projeto prevê a realização de ações de incentivo, apoio e promoção, além de eventos e encontros que abordem a problemática do desperdício alimentar. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de reduzir o desperdício e promover a segurança alimentar, em um contexto em que muitos brasileiros ainda sofrem com a fome.
Carmônio Bastos destacou o Banco de Alimentos de Osasco como um exemplo de política pública bem-sucedida na promoção da segurança alimentar e no acesso à alimentação. A nova data no Calendário Oficial da cidade reforçará as políticas existentes e estimulará a conscientização sobre o tema.
O projeto segue para sanção do Prefeito Rogério Lins.