Entre os serviços disponibilizados na Casa do Empreendedor de Osasco, no Centro, está a abertura de empresas em até 6 horas, desde que a documentação necessária esteja em ordem.
Isso é possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Finanças de Osasco, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), a Receita Federal e a Associação dos Profissionais e Escritórios Contábeis do Brasil (APEC).
“Consegui abrir minha empresa no mesmo dia. Pensei que enfrentaria burocracia, mas saí de lá com o alvará de funcionamento”, elogiou Rodrigo Hayashibara, proprietário da companhia de alimentos Miha Sushi Bar e Temakeria.
O projeto é um caminho rumo à desburocratização e fomento ao desenvolvimento, uma vez que centraliza os serviços, antes dispersos em vários órgãos. Para se ter uma ideia das melhorias, até janeiro de 2014, o tempo de formalização de uma empresa era de 10 a 15 dias.
De 2014 a 2015, houve um aumento de 7% no total de aberturas de empresas na cidade: em 2014 foram abertas 4.160 empresas, enquanto que em 2015 este número passou para 4.473.
A Casa do Empreendedor tem como objetivos apoiar e facilitar a vida do de quem deseja formalizar seu negócio na cidade, sem burocracia e em tempo recorde. Além disso, aplicar mecanismos que garantam a sustentabilidade e longevidade dessas empresas, como cursos, oficinas e orientações aos empreendedores.