O combate à dengue está em foco nas cidades de Osasco e Barueri. A Secretaria de Saúde da prefeitura osasquense realiza na quarta-feira, 9, ação contra a doença no bairro Jaguaribe, zona Sul. Em Barueri, nesta sexta-feira, 4, acontece o “Dia D de Combate à Dengue”.
Em Osasco, o Jaguaribe é o bairro onde foi encontrado o segundo maior índice larvário na cidade, segundo a Secretaria de Saúde. A proposta é intensificar o trabalho de combate ao mosquito com ações como a busca por focos dentro de moradias, a nebulização feita através da máquina manual Neb – disparando inseticida nos cômodos, quintal e no entorno, além de orientação aos moradores e vizinhança.
A ação será realizada em parceria com funcionários da Secretaria de Serviços e Obras, que farão a remoção de materiais para descarte, limpeza dos terrenos públicos, praças etc.
Desde setembro as equipes de Osasco vêm intensificando as ações de prevenção com a realização de tratamento com larvicida nos córregos para evitar a proliferação de insetos, também retirando objetos que possam servir de recipientes para as larvas e estão sendo depositados constantemente nas margens.
O Núcleo de Combate à Dengue está realizando mutirões de telagem de Caixas d’água e tambores nos bairros que apresentaram maior incidência do problema: Jd. Novo Osasco, Jaguaribe, Vila Yolanda e o Portal D’Oeste (Morro do Socó).
Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti, transmite também as doenças chikungunhya e zika vírus, suspeito de estar relacionado a um surto de casos de nascimentos de crianças com microcefalia na região Nordeste do país.

“Dia D” em Barueri
Nesta sexta-feira, 4, a Secretaria de Saúde da prefeitura de Barueri promove o “Dia D de Combate à Dengue”. A iniciativa conta com apoio de voluntários e vai mobilizar cerca de 80 pessoas que, divididas em grupos, passarão pelos bairros Engenho Novo, Jardim Califórnia e Jardim Belval, das 8h às 12h, repassando orientações e materiais de conscientização aos moradores. Todos os voluntários estarão identificados com crachás e/ou camisetas.
“Queremos conscientizar o cidadão que seu envolvimento no controle do mosquito transmissor é fundamental”, explica o coordenador do Comitê de Mobilização no Combate a Dengue, Janailton Reis.
Casos na região
Ao longo deste ano, Barueri concentra o maior número de casos de dengue na região. De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do estado, de janeiro a outubro foram confirmados na cidade 6.107 casos de dengue autóctones (quando a doença é contraída dentro do município) e 117 “importados”.
De acordo com o CVE, em Carapicuíba foram confirmados, no mesmo período, 2.417 casos autóctones e 45 importados. Osasco teve 1.439 casos autóctones e 80 importados.
Faça sua parte
– Verifique se a caixa d’água está bem fechada
– Não acumule vasilhames no quintal
– Verifique se as calhas não estão entupidas
– Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas
– Não deposite pneus em locais abertos e com água
– Armazene garrafas e baldes de boca para baixo
– Mantenha ralos limpos e com telas
Principais sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor muscular e nas articulações
– Dor de cabeça
– Manchas vermelhas no corpo
– Moleza
– Extremo cansaço