
O professor Daniel Souza, de 46 anos, escolheu lecionar na mesma escola em que estudou, no Munhoz Júnior, Osasco. A história dele foi destaque na página de notícias do Governo de São Paulo nesta terça-feira, 15 de outubro, Dia do Professor.
A matéria conta que a paixão de Daniel pela educação surgiu com o exemplo de professores dedicados que o apoiaram em sua trajetória escolar. Ele se formou em História e atua como professor na rede estadual de ensino há quase 15 anos, além de trabalhar como coordenador pedagógico na Escola Estadual Professor Josué Benedicto Mendes, em Osasco, a mesma unidade em que se formou.
Utilizando uma abordagem inovadora, o educador conquistou a confiança e o respeito de seus alunos com a tutoria de História, uma atividade que acompanha e auxilia os estudantes do Programa Ensino Integral (PEI) em três pontos: pessoal, acadêmico e profissional. E quem escolhe os tutores são os próprios alunos.
A tutoria incentiva o aprendizado e os estudantes para futuras oportunidades de ensino, como o Provão Paulista, uma iniciativa do Governo de São Paulo que permite o acesso direto de estudantes de Ensino Médio às melhores universidades e faculdades do estado.
“Tenho alunos que vão fazer o Provão Paulista Seriado agora e que já escolheram cursar História e Letras. Isso me emociona bastante porque lecionar é um caminho muito bonito, muito difícil, como todas as outras profissões, mas é muito prazeroso quando a gente escuta coisas assim”, diz o professor.
A jovem Júlia Barros, de 19 anos, é uma das estudantes que passaram pela tutoria de Daniel. Ela conquistou uma vaga no curso de Psicologia na Universidade de São Paulo (USP), com o auxílio do Provão Paulista, e retornou à antiga escola para agradecer aos professores e incentivar os colegas.
“Voltar à escola e incentivar os alunos a terem a mesma força que tive com a ajuda do professor Daniel e dos outros professores é uma chance de agradecer e honrar a profissão que cumpre com muito mais do que a nomenclatura ‘professor’ faz parecer”, declara Júlia.