Início Cidades Drama da Paixão em Santana de Parnaíba conta também “Os Sonhos de...

Drama da Paixão em Santana de Parnaíba conta também “Os Sonhos de José” entre os dias 17 e 19 de abril

0
drama da paixão santana de parnaíba
Drama da Paixão / Foto: Secom

A tradicional encenação do Drama da Paixão de Santana de Parnaíba já tem data e tema definidos. O espetáculo, considerado o maior do gênero a céu aberto no Estado de São Paulo e o segundo maior do Brasil, será realizado entre os dias 17 e 19 de abril, na Barragem Edgard de Souza. Neste ano, a primeira parte da produção trará como tema “Os sonhos de José”.

Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, o evento mobiliza mais de mil pessoas, incluindo elenco principal, centenas de figurantes, equipe técnica, expositores e colaboradores. A produção é conhecida por sua escala impressionante e já atraiu mais de um milhão de espectadores ao longo de suas quase três décadas de história.

O diretor do espetáculo, Edmilson Andrade, revela a escolha do tema para a 28ª edição: “A nossa mensagem de família, amor e perdão, logo na primeira parte da encenação deste ano, será transmitida por meio de uma das histórias mais lindas do antigo testamento, que é a de um homem humilde, vendido como escravo e que acabou se tornando governador do Egito”. A narrativa de José, com sua jornada de adversidades e redenção, busca inspirar esperança, resiliência e fé no público.

drama da paixão de santana de parnaíba
Espetáculo reuniu mais de 1 milhão de espectadores, em quase três décadas de produção / Foto: Secom

A encenação ocorre em uma megaestrutura montada em uma área de 15 mil m² na Barragem Edgard de Souza, localizada na Estrada dos Romeiros. O local é transformado com 14 réplicas cenográficas que remetem a locais sagrados de Jerusalém, como o palácio de Pilatos, o templo, a casa de Maria, a mesa da Santa Ceia, aquedutos romanos e o cenáculo, além de uma grande arquibancada para o público.

A adaptação artística baseia-se em passagens do Velho e Novo Testamento, revivendo o nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O tema exclusivo a cada ano para a primeira parte do espetáculo garante o ineditismo da produção, que se inicia logo após o carnaval com seleção de elenco, pesquisa, oficinas vocais, ensaios e a confecção de figurinos. A parte técnica, sob responsabilidade da prefeitura, envolve a logística, organização e o trabalho integrado de quase dez secretarias municipais, incluindo Cultura e Turismo, Transporte e Trânsito, Saúde, Segurança Urbana, Comunicação, Finanças e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Serviço e solidariedade

A entrada para o Drama da Paixão 2025 é franca. No entanto, a organização incentiva o público a contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível. Haverá pontos de arrecadação no local, e os mantimentos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade.

O espetáculo terá início às 20h30 nos três dias (17, 18 e 19 de abril), com fechamento dos portões às 22h. O acesso será pelo portão 02 da Barragem Edgard de Souza (Estrada dos Romeiros, km 40). É importante notar que não será permitida a entrada com coolers, bebidas alcoólicas ou garrafas de vidro.