O Governo de São Paulo decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em saúde pública em todo o estado, em decorrência da epidemia de dengue. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, na capital paulista.
Em coletiva de imprensa, o secretário Paiva também comunicou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do estado.
“Os reforços anunciados são para assegurar que os pacientes recebam a assistência necessária e que os municípios atuem adequadamente para o combate às arboviroses”, destacou o secretário.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 225 municípios paulistas já registraram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. O decreto de emergência facilita o acesso das cidades a recursos federais e estaduais, permitindo que cada gestão municipal, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, utilize a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.
Transparência
A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu novos painéis que ampliam a transparência na consulta dos casos de dengue e chikungunya no Estado. As informações estão disponíveis no portal dengue.saude.sp.gov.br.
Os dados são atualizados em tempo real e acessíveis a todos os usuários, mostrando números detalhados das doenças. O site oferece ainda opções de filtros por município e região, permitindo uma consulta rápida e prática.