Três atletas osasquenses participaram das Paralimpíadas de 2024, que terminou no último domingo (8), em Paris, capital da França. Claro Lopes, Thiago Costa e Wellington Platini são representantes do Programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte de Osasco.
A delegação brasileira encerrou a atuação em 5º lugar na classificação geral, com recordes de 25 medalhas de ouro e um total de 89 pódios.
Os atletas Thiago Costa e Wellington Platini fizeram parte da equipe de vôlei paralímpico, que disputou com as equipes do Canadá (Canada 3×0), Ucrânia (Brasil 3×1), Irã (Irã 3×0), Alemanha (Alemanha 3×0), finalizando sua participação em 6º lugar.
Claro Lopes participou no parataekwondo na categoria até 80 kg. Ele perdeu para o sérvio Nikola Spajic, em luta disputada dia 31 de agosto, no Grand Palais. Sem chances de repescagem porque a luta foi válida pelas oitavas-de-final.
“Foi uma sensação surreal, infelizmente a medalha não veio. Mas estou muito feliz por ter conseguido fazer parte dessa história. Foi uma experiência maravilhosa e muito importante para minha carreira e para minha vida”, disse o osasquense.