Uma operação delicada e bem-sucedida do Corpo de Bombeiros resultou no resgate de três filhotes de gato que estavam presos dentro da parede de uma casa no município de Embu das Artes. Os animais estavam há 5 dias sem comer e beber, em uma situação de extrema vulnerabilidade.
Os bombeiros foram acionados pela moradora na manhã de 16 de janeiro. Ao chegarem ao imóvel, os bombeiros conseguiram ouvir os miados dos filhotes, que vinham de um vão atrás da parede. A partir daí, foi preciso muita calma e técnica para descobrir o local exato onde os animais estavam.
“O ideal era causar o mínimo de dano possível na residência. Então, tínhamos que quebrar a parede exatamente onde eles ficaram presos”, explicou o cabo Juliano Ferreira, do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Taboão da Serra.
Com cuidado, o bombeiro fez um pequeno furo na parede e conseguiu retirar os três filhotes em segurança. “Eles já estavam bem debilitados, um deles não conseguia nem miar de tão fraco que estava. Certamente se passasse mais alguns dias poderiam ter morrido”, relatou o cabo Juliano.
“É uma sensação de dever cumprido, em saber que podemos ajudar”, disse o cabo, que já havia participado de resgates semelhantes com gatos e cachorros. A missão também contou com a participação do sargento Fernando Prado, do cabo Maurício Nascimento e do bombeiro civil do município, Evangelista Nascimento.
Os três filhotes foram alimentados e receberam os primeiros cuidados e ficaram sob a responsabilidade da família que mora no imóvel.