A Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco realizou no último fim de semana uma operação de combate aos pancadões nos bairros Vila Ayrosa, Jardim Padroeira (área Y) e Jd. Conceição (rua Projetada). As ações ocorreram na sexta, sábado e domingo. Nos próximos finais de semana, a atuação da GCM deve focar também em outros bairros.
De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura está preparando um plano emergencial, a partir de experiências de outras cidades, para oferecer eventos e ações culturais de forma ordeira e organizada, amenizando a falta de opções de lazer e cultura na cidade.
“Precisamos ter alternativas e levar cultura para os bairros”, diz secretário
O secretário da Cultura, Gustavo Anitelli, destaca que será promovida uma ação intersecretarial junto à Secretaria de Segurança, visando garantir o sono e a qualidade de vida daqueles que não participam do pancadão e a cultura, oferecendo alternativas de entretenimento e lazer para a juventude.
“Não podemos ter uma festa que atrapalhe as pessoas, mas, também não dá pra ter apenas a Polícia resolvendo os casos que envolvem a juventude. Precisamos ter alternativas e levar cultura para os bairros. A prioridade do governo é o diálogo, pois, juventude não é apenas caso de Polícia, é caso de cultura, diálogo e lazer”, disse.
Novas ações
De acordo com o comandante da GCM, Raimundo Pereira Neto, serão realizadas novas ações deste tipo, em parceria com as polícias Civil e Militar em áreas com maior fluxo de reclamações por parte dos moradores.