A Polícia Civil identificou, nesta terça-feira (1°), os quatro jovens que vandalizaram a igreja católica Nossa Senhora dos Remédios, em Osasco. Em depoimento, eles confessaram o crime e disseram que destruíram as imagens dos santos porque receberam uma “ordem de Jesus”.
O grupo foi identificado por meio de análise das câmaras de monitoramento instaladas na região e da numeração dos bilhetes únicos utilizados por eles para fugirem, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os vândalos, sendo um de 22 anos, outro de 20 e dois menores de idade, foram levados à delegacia para depor. Os dois maiores de idade foram indiciados pelos crimes de intolerância religiosa e vilipêndio a imagens, mas todos foram liberados.
O crime aconteceu em 3 de maio, quando o grupo invadiu a igreja. Ao menos sete imagens foram danificadas. Dentre elas, as imagens de Nossa Senhora dos Remédios, símbolo da igreja e do bairro, Nosso Senhor dos Passos, Santa Cecília, Sagrado Coração de Jesus e a de Santo Ubaldo, trazida da Itália há 60 anos.
As imagens danificadas já começaram a ser restauradas pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo. Quinze pessoas, entre restauradores e voluntários, participam dos trabalhos que devem durar um ano.
“PREPAREM O BRAÇO”// Doria promete vacinar toda a população adulta em SP até 31 de outubro