Início Cidades Carapicuíba Moradoras de comunidade em Carapicuíba ganham casas de plástico reciclado

Moradoras de comunidade em Carapicuíba ganham casas de plástico reciclado

0
casa plástico reciclado carapicuíba
Foto: divulgação

Duas moradoras da comunidade Porto de Areia, em Carapicuíba, receberam casas feitas de plástico reciclado. A iniciativa é da ONG TETO Brasil, em parceria com o Airbnb e a Fuplastic.

As duas novas moradias foram construídas inteiramente com blocos modulares de plástico reciclado, elevando para três o total de casas erguidas com essa inovadora tecnologia na região.

As residências, batizadas de “moradias semente ECO sustentáveis”, são fruto de um projeto que transforma resíduos plásticos em soluções habitacionais dignas e ecologicamente responsáveis. Thayse Maria e Arivancleide Santos de Oliveira, as mais recentes beneficiárias, receberam as chaves de suas novas casas das mãos de voluntários da TETO.

“Esse projeto causa um impacto visual e social imenso. Ver uma moradia com tecnologia avançada em meio a uma comunidade em situação precária é realmente transformador”, afirma Ygor Santos Melo, gerente social da TETO Brasil.

A construção dessas duas residências utilizou 5.000 blocos modulares, semelhantes a peças de Lego gigantes, fabricados a partir de aproximadamente 2.500 kg de plástico reciclado.

A tecnologia por trás dessas moradias, desenvolvida pela Fuplastic, não só garante durabilidade e conforto, mas também promove um senso de pertencimento entre os moradores. Bruno Frederico, CEO da empresa, explica: “A montagem simples permite que as próprias famílias participem da construção, criando um vínculo emocional com o lar desde o início.”

A TETO Brasil e o Airbnb já anunciaram a intenção de entregar mais seis moradias semelhantes na comunidade até o final de 2024.