Início Cidades Novo monumento lembra 1º voo da América Latina

Novo monumento lembra 1º voo da América Latina

0

5-Monumento-divulgação (Custom)O primeiro voo da América Latina aconteceu em Osasco no dia 7 de janeiro de 1910. E para homenagear o grande idealista e construtor do aeroplano São Paulo, Dimitri Sensaud de Lavaud, a cidade ganhará um monumento com uma releitura artística do avião.

Esse novo cartão-postal terá 16 metros de comprimento por 8 metros de largura, confeccionado em uma estrutura em ferro, modelada em fibra de vidro, polímero de alta resistência e fibra de carbono e ficará exposto no Boulevard em frente à prefeitura.

A concepção da obra é do artista plástico, Juvenal Irene, e conta com a participação de voluntários. “Nossa proposta não foi reproduzir a peça original. O elemento primordial no processo criativo foi pensar no volume, massa etc. Essa releitura remete a ideia da invenção de Dimitri, mas isso é uma leitura absolutamente artística impregnada de conceitos artísticos”, comentou Irene.

Ele também explicou como começou a elaboração da obra levando em conta pesquisas bibliográficas e visitas ao Museu da TAM, onde está a réplica do avião, e a Osasco.

Dimitri Sensaud de Lavaud 

Engenheiro, inventor e aviador de ascendência francesa e nascido na Espanha, Dimitri Sensaud de Lavaud (1882 – 1947) veio morar em Osasco no final do Século XIX. Um aeroplano construído por ele fez, no dia 7 de janeiro de 1910, o primeiro voo da América Latina, realizado onde fica a avenida dos Autonomistas com João Batista, onde hoje fica o Museu Municipal de Osasco, que fora no passado habitado por sua família.

Segundo jornais da época, o equipamento voou 103 metros, durante pouco mais de seis segundos e a uma altura variando entre 2 e 4 metros. O aparelho sofreu uma pane repentina no motor e o aviador foi obrigado a fazer um pouso forçado, que não chegou a danificar a estrutura do avião.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCordeiro com batatas e iogurte
Próximo artigoGiro das Cidades