Início Cidades Barueri Operação contra facção criminosa que importava armas da Turquia cumpre mandado de...

Operação contra facção criminosa que importava armas da Turquia cumpre mandado de prisão em Barueri

0
operação asfixia cumpre mandados em palmas e barueri
Operação Asfiaxia cumpre mandados em Palmas (TO), Barueri (SP) e em mais cidades / Foto: Divulgação/PCTO

Uma operação da Polícia Civil, batizada de “Asfixia”, deflagrada na terça-feira (4), cumpriu mandados de prisão em Barueri, São Paulo, e em outros cinco estados, contra membros de uma organização criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) suspeita de movimentar R$ 20 milhões com o tráfico de drogas. O grupo também é investigado pelo uso de armas de origem turca para a prática de assassinatos na cidade de Palmas, Tocantins.

A operação, conduzida pela Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Palmas, cumpriu um total de 17 mandados de prisão de forma simultânea em Barueri (SP), Praia Grande (SP), Palmas, Araguaína, Paraíso e Porto Nacional. Até o momento, 15 pessoas foram presas, sendo dez no Tocantins e cinco no estado de São Paulo. Dois suspeitos seguem foragidos.

Durante a ação, foram apreendidos diversos materiais, incluindo aparelhos celulares, máquinas de cartões, cartões bancários, cadernos com anotações do tráfico e mais de R$ 16 mil em dinheiro. A Justiça também determinou o bloqueio de 20 contas bancárias ligadas aos investigados.

As investigações apontaram que, embora o esquema de tráfico e lavagem de dinheiro operasse principalmente no Tocantins, os líderes da facção criminosa tinham base em São Paulo. Diversas pistolas de origem turca apreendidas em Palmas foram rastreadas como tendo sido fornecidas pela organização.

LEIA TAMBÉM// Casal líder de facção criminosa do Amazonas é preso em Osasco