Início Opinião Participação é a nova palavra de ordem

Participação é a nova palavra de ordem

0

Antes das eleições de 2012, o jornal Visão Oeste consultou os osasquenses sobre suas principais expectativas quanto ao futuro prefeito da cidade. Sob o título “Zona Norte quer prefeito ‘zelador’”, a primeira de duas matérias sobre o tema, publicada na edição 449, identificava o desejo de parcela do eleitorado de que o novo gestor tivesse um olhar mais caprichoso quanto aos pequenos reparos em avenidas, parques e próprios públicos. Hoje, com pouco mais de 6 meses de mandato, o prefeito Jorge Lapas anuncia a criação da zeladoria de Osasco, com o objetivo de receber denúncias e demandas da população para a execução deste tipo de trabalhos. A novidade é que o cidadão passa a ter um papel muito mais pró-ativo.

“Há uma busca cada vez maior para criar canais de comunicação com a comunidade”

Não é o caso de incorrer na presunção de que aquela reportagem tivesse algo a ver com a criação do atual serviço. Mas é inevitável estabelecer uma relação entre o atual momento político e a busca cada vez maior dos prefeitos em criar canais de comunicação direta com a comunidade. Trata-se, inclusive, de uma forma de interagir que, em grande medida, teve início com os projetos de orçamento participativo, o OP, onde a comunidade decide onde o poder público investirá recursos.

Desde as manifestações de junho, a maioria dos gestores tem se colocado em alerta constante para interpretar os anseios dos seus governados. E dessa vigília podem surgir outros mecanismos que se apropriam dessa nova palavra de ordem da política: a participação. É o caso da proposta do Fórum Regional de Desenvolvimento, defendida pelo movimento sindical na região e, quem sabe, até da “AP” – Administração Participativa -, como denominaram alguns sindicalistas: análoga ao OP, mas nas questões administrativas e de gestão que podem ter influência direta na vida de todos os cidadãos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCandidato
Próximo artigoFrases