
Após uma série de problemas estruturais e com a Vigilância Sanitária, que levaram ao fechamento, em 2014; e uma tentativa frustrada de reabertura em 2017, o prédio do antigo Hospital Montreal, no Centro de Osasco, foi leiloado nesta segunda-feira (28) por R$ 24,8 milhões.
Os edifícios do complexo hospitalar leiloado, composto por pronto socorro, hospital, clínica médica e estacionamento, somam quase 9 mil metros quadrados de área construída. Há heliporto na cobertura. Não foi divulgado o nome e o projeto do novo comprador para o local.
O Hospital Montreal foi lacrado pela Prefeitura em 2014, após uma série de problemas relacionados à Vigilância Sanitária e questões estruturais.
Na ocasião do fechamento, a unidade de saúde funcionava sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que certifica a edificação com condições de segurança contra incêndio prevista pela legislação, estabelecendo um período de revalidação. O hospital ficou fechado desde então.
No início de 2017, um novo proprietário iniciou obras para abrir um novo complexo hospitalar no local, que seria chamado Hospital Santa Paula de Osasco (HSPO). No entanto, ele pressionava para firmar um convênio para que a administração bancasse parte da operação antes mesmo da reabertura. “Já está fechado. Vamos fazer parceria com a Prefeitura e somar com a cidade”, afirmou o ex-proprietário, Ricardo Palma, na época.
Pouco depois, o então secretário de Saúde do município, José Carlos Vido, declarou que, na verdade, não havia “nada certo” com relação à parceria pretendida pelo dono do HSPO. “Não vamos dividir com eles os encargos de manutenção de um hospital”.
O empresário não conseguiu levar o projeto adiante e a situação do hospital continuou indefinida.