Início Cidades Prefeito decreta situação de emergência em Cotia três dias após temporal

Prefeito decreta situação de emergência em Cotia três dias após temporal

0
Rogério Franco Cotia
Foto: reprodução

O prefeito de Cotia, Rogério Franco, declarou situação de emergência na cidade em decorrência aos danos causados pelo temporal que atingiu a região na última sexta-feira, e deixou duas pessoas mortas no município. O decreto foi publicado nesta segunda-feira (14).

Diante da situação de emergência, as secretarias municipais ficam autorizadas a adotarem providências imediatas e contratações de serviços emergenciais “visando o restabelecimento de serviços essenciais e a recuperação de áreas atingidas, observadas rigorosamente as disposições legais pertinentes, em especial a legislação referente a licitações e contratos administrativos”.

Em casos de risco iminente, as autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil de Cotia ficam autorizados a determinar a evacuação de imóveis, dentre outras ações emergenciais.

Moradores de Cotia protestam contra falta de energia elétrica

O município foi um dos mais afetados com as fortes chuvas da última sexta, quando telhados foram arrancados, postes e árvores caíram sobre fiação elétrica, ruas e avenidas, além do desabamento de um muro que matou duas pessoas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram verdadeiros “cenários de guerra” pelas ruas da cidade.

Quase todos os bairros de Cotia foram afetados, ficando também sem energia elétrica e tendo comprometida a distribuição de água. Até a manhã de hoje, mais de 36 mil imóveis na cidade continuavam no escuro.

A demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica gerou revolta de moradores, levando-os a realizarem protestos em alguns pontos de Cotia ao longo do dia. Foram registrados atos no Jardim Rosemary e na altura do km 31 da rodovia Raposo Tavares.

LEIA TAMBÉM// Queda de árvore interdita faixas na Raposo Tavares, em Cotia