
Desenvolvimento urbano// Realizado em parceria com a iniciativa privada, projeto prevê uma série de obras e ações

A prefeitura de Osasco apresentou, na quarta-feira, 10, as obras em andamento da Operação Consorciada Tietê I no bairro Km 18 aos moradores da região. O projeto, em parceria com a iniciativa privada, prevê a reestruturação do bairro, envolvendo áreas comerciais, residenciais e infraestrutura.
A Operação Urbana Consorciada (OUC Tietê I) está localizada entre a área militar do Exército, em Quitaúna, o Viaduto Tancredo Neves, no Km 18, entre a linha férrea da CPTM, e o rio Tietê. Compreende um conjunto integrado de intervenções e visa promover o desenvolvimento urbano, a valorização ambiental da paisagem urbana e a melhoria da qualidade de vida na região, de acordo com a administração municipal.
No local já foi realizada a canalização do córrego junto à Estação Comandante Sampaio, no Km 18, que contribui para combater as enchentes e alagamentos. A etapa já executada de obras de drenagem atende uma bacia de cerca de 300 hectares, que abrange o Km 18, parte da Vila Militar, Vila Pestana e Jardim das Flores.
O projeto inclui também a abertura de uma via que ligará a Avenida dos Autonomistas, em Quitaúna, à Avenida das Nações Unidas, no Bonfim, próximo ao viaduto Tancredo Neves. Um grande parque linear também está sendo formado às margens do rio Tietê, com o plantio de milhares de mudas de árvores nativas. A Lei Municipal nº 170 de 2008 aprovou a OUC após aprovações em órgãos ambientais estaduais.