O projeto Brincadeiras Tradicionais Brasileiras, que completa 20 anos de atuação em 2024, realizará apresentações comemorativas em Cotia, nos dias 3 e 4 de dezembro. Criado em 2004 como “Brincando com o Folclore”, o projeto busca resgatar e valorizar a cultura popular brasileira, com foco nas brincadeiras que representam as raízes africanas, ibero-americanas e indígenas.
No dia 3 de dezembro, às 13h, haverá uma apresentação exclusiva para os alunos da Escola Municipal Roque Celestino Pires, em Caucaia do Alto. No dia 4 de dezembro, o público em geral poderá assistir aos espetáculos no Centro Cultural de Caucaia do Alto, localizado na Rua José Lopes Neto, 320, com sessões às 10h e às 14h.
Ao longo de duas décadas, o projeto impactou mais de um milhão de crianças em todo o país, por meio de espetáculos, oficinas, materiais pedagógicos e ações de circulação. O projeto já recebeu prêmios como o Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura), Pontinhos de Cultura e Valores do Brasil (Banco do Brasil).
Como parte das comemorações em Cotia, o projeto distribuirá o livro “Oryai – O Brinquedo dos Curumins” para bibliotecas de escolas públicas, em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação. Além disso, estudantes terão acesso a oficinas de brincadeiras tradicionais e indígenas, webséries, audiolivros e e-books, disponíveis por QR code com tradução em Libras.