Seminário em Alphaville reúne especialistas para discutir política regional e perspectivas para 2028
Evento do Instituto MAS, marcado para setembro, reunirá especialistas para falar sobre pesquisas eleitorais, mudanças demográficas e os cenários políticos da Região Metropolitana de São Paulo.
O Instituto MAS realiza, no dia 19 de setembro, em Alphaville, Barueri, o seminário “Perspectiva 2028 & Os Rumos da Política na Região Metropolitana de SP – A Acurácia do Instituto MAS”. O encontro será das 14h às 18h e reunirá especialistas em sociologia, demografia, metodologia de pesquisa e direito eleitoral.
A programação terá como foco as transformações demográficas e políticas de municípios que integram quatro grandes regiões: o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), o Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD), o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU) e a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
O CIOESTE reúne Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Ibiúna, Itapevi, Itu, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
Já o CONISUD é formado por Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
O CIMBAJU reúne os municípios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã. O seminário também contempla a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).
Além da análise dos cenários políticos dessas regiões, o evento abordará metodologias de coleta de dados, pesquisas eleitorais e possíveis perspectivas para as eleições municipais de 2028.
Dados e mudanças no eleitorado
O primeiro bloco do seminário será dedicado a dados, território e tecnologia de coleta.
O primeiro painel, das 14h30 às 15h20, discutirá as mudanças demográficas, o envelhecimento da população e os impactos dessas transformações sobre o eleitorado metropolitano. A conversa terá participação do sociólogo Ricardo Antunes de Abreu, especialista em demografia e envelhecimento populacional, e de Jefferson Mariano, analista e técnico do IBGE.
Na sequência, o segundo painel abordará amostragem e tecnologias de pesquisa, com destaque para a metodologia ATR (Amostragem Territorial por Reexistência), inteligência de dados, amostragem por blocos e pesquisas CATI por bairros.
Participam desse painel o professor Marcos Agostinho, criador da metodologia ATR e cientista político, e Cláudia Ishikawa, especialista em coleta amostral e diretora da C&K Coleta.
Direito eleitoral e cenário para 2028
A segunda parte do encontro começa às 16h30 e terá como tema direito eleitoral, acurácia e prognósticos para 2028.
O terceiro painel discutirá a Acurácia Eleitoral e o Novo Marco Regulatório, com abordagem sobre a minuta da Portaria do Selo Acurácia Eleitoral do TSE, segurança jurídica das pesquisas e proteção legal das candidaturas.
O debate contará com o advogado especialista em direito eleitoral e consultor jurídico Bruno Cristaldi e Marcos Agostinho.
O último painel, das 17h10 às 17h50, apresentará cases do Instituto MAS e um prognóstico regional para 2028, com análise de cenários políticos locais, experiências relacionadas à precisão de pesquisas em campanhas e perspectivas para o próximo ciclo eleitoral.
Público e inscrições
O seminário é voltado a prefeitos, vereadores, secretários, pré-candidatos, advogados eleitorais e lideranças regionais.
O evento ocorre no Alphaville Stadium Corporate, localizado na Alameda Rio Negro, 1030, 23º andar, Alphaville, Barueri.
Os ingressos do primeiro lote estão à venda por R$ 290 e podem ser adquiridos no site do Sympla. Já os participantes confirmados do segundo lote, que sai por R$ 350, receberão um exemplar autografado do livro Garimpeiro do Futuro, de Marcos Agostinho. A organização também prevê venda avulsa da obra durante o evento.
O seminário é realizado pelo Instituto MAS, com apoio do Portal Visão Oeste, Politipulse, C&K Coleta de Dados e da Associação Nacional das Sociólogas e Sociólogos do Brasil.

Divulgação
Serviço
Perspectiva 2028 & Os Rumos da Política na Região Metropolitana – SP – A Acurácia do Instituto MAS
Quando: 19 de setembro de 2026, das 14h às 18h
Local: Alphaville Stadium Corporate
Endereço: Alameda Rio Negro, 1030, 23º andar, Alphaville – Barueri
Ingressos: AQUI