Servidores de Embu das Artes entram em greve nesta segunda-feira
Paralisação convocada pelo sindicato da categoria cobra reposição da inflação; Prefeitura afirma que reajuste já foi concedido
Servidores públicos municipais de Embu das Artes realizam nesta segunda-feira (28) uma paralisação de 24 horas. O movimento é organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Embu das Artes, que cobra a reposição de perdas inflacionárias e afirma que tentou negociar com a Prefeitura antes da greve.
Segundo o sindicato, as reivindicações incluem o reajuste de 4,22% referente à inflação até a data-base, com pagamento em setembro, além da inflação acumulada de períodos anteriores, calculada em 7,34% pela entidade.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, o sindicato afirma que a reivindicação “não é aumento salarial, é só a reposição da inflação”. A entidade também informou que serviços essenciais e de urgência funcionarão normalmente, mas alertou que alguns atendimentos podem ser afetados e recomendou o reagendamento de serviços que não sejam urgentes.
Prefeitura afirma que manteve negociações
Em nota, a Prefeitura de Embu das Artes afirmou que manteve canais de negociação abertos com os representantes dos servidores e apresentou propostas durante as tratativas.
Segundo a administração municipal, houve uma reunião com representantes da diretoria do sindicato na sexta-feira (25), quando foi formalizada uma proposta. A Prefeitura afirma que a medida buscava valorizar os servidores “sem comprometer a saúde financeira do município”.
Apesar das negociações, a paralisação foi mantida. A administração informou ainda que notificou o sindicato sobre uma decisão judicial liminar que determina a manutenção de pelo menos 70% de todos os serviços públicos, sob pena de multa diária.
Na nota, a Prefeitura lamentou a manutenção do movimento e afirmou que a paralisação pode afetar moradores que dependem dos serviços municipais.
Reajuste de 4,22% já foi concedido, diz Prefeitura
A Prefeitura também contesta o percentual reivindicado pelo sindicato. De acordo com a administração, o município já concedeu reajuste de 4,22%, previsto na Lei Complementar nº 588/26.
Segundo a nota, o sindicato busca atualmente um reajuste adicional de 7,34%. A Prefeitura afirma que esse percentual seria “totalmente inviável do ponto de vista orçamentário e financeiro” e acrescenta que não haveria obrigação legal para a concessão do índice.
A administração municipal também informou que já houve decisão judicial contrária ao pedido apresentado pelo sindicato em uma ação relacionada à reivindicação.
Prefeitura diz ter oferecido aumento gradual de 6%
A Prefeitura afirma ainda que realizou um levantamento sobre as perdas inflacionárias e concluiu que parte das perdas registradas durante a pandemia já havia sido compensada por leis anteriores.
Segundo a administração, o índice que poderia ser considerado como perda seria de 4,61%, embora, segundo a nota, não exista obrigação legal de concedê-lo.
Ainda de acordo com a Prefeitura, foi apresentada uma proposta de aumento adicional de 6% de forma gradual até o final do atual mandato, condicionado às condições orçamentárias e financeiras do município.
A administração afirma que, somado ao reajuste de 4,22% já concedido, o percentual representaria mais de 10% de aumento ao longo do período.
A Prefeitura também declarou que o piso salarial dos servidores de Embu das Artes está acima da média em comparação com outros municípios da região.
Ao final da nota, a administração municipal afirmou que mantém “seu respeito aos servidores”, mas destacou como prioridades “a legalidade, a responsabilidade fiscal e a continuidade dos serviços prestados à nossa população”.