Início Cidades Sindicato vai à Justiça por direitos de vítimas de desabamento em empresa...

Sindicato vai à Justiça por direitos de vítimas de desabamento em empresa de Itapecerica da Serra

0
desabamento itapecerica da serra
Bombeiros durante as buscas no local do acidente / Foto: Corpo de Bombeiros

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região ajuizou ações civis públicas em busca de garantir os direitos das vítimas do acidente de trabalho que matou nove pessoas e feriu outras dezenas, há dois anos, dentro de uma empresa de contêiner, em Itapecerica da Serra.

Segundo a entidade, as ações contra a Multiteiner tratam do acidente, contratos de trabalho e assédio eleitoral. “Nem o Ministério do Trabalho e Emprego e nem o Ministério Público do Trabalho tomaram providências que pudessem garantir os direitos destas pessoas”, afirmou o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan, o Ratinho.

“Então, a diretoria e o departamento jurídico do Sindicato resolveram entrar com a ação, porque completado dois anos estas pessoas poderiam perder seus direitos. Para que isso não ocorra, estamos entrando com a ação”, completou Ratinho.

Audiência

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa não descartou que novos diálogos possam ocorrer, mas não teria mostrado interesse em fazer um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), em audiência no Ministério Público do Trabalho ocorrida na última terça-feira (17).

“Vale destacar que, ao longo destes dois anos, o Sindicato manteve a cobrança por justiça. Prova disso que aconteceram três fiscalizações por parte do Ministério do Trabalho e em todas elas a empresa foi autuada por irregulares, que seguem sem correção”, completa a entidade.

LEIA TAMBÉM// Um grito por Justiça: documentário traz relatos de parentes de vítimas fatais de desabamento em Itapecerica da Serra