As investigações sobre a morte de Jadson Vitor de Souza Pires, de 30 anos, após ser contido dentro da Estação Carapicuíba, da ViaMobilidade, continuam. Imagens do circuito interno de segurança da estação, obtidas com exclusividade pelo “Bom Dia SP”, da TV Globo, mostram as ações que culminaram na morte do homem no dia 11 de novembro.
Nos vídeos exibidos no telejornal, na manhã desta terça-feira (3), Jadson aparece aparentemente desorientado na área das catracas. Ele tenta passar por baixo da catraca e, em seguida, leva uma rasteira de uma pessoa que seria um agente da ViaMobilidade. Logo após, um homem identificado como guarda civil municipal à paisana desfere um chute contra o homem.
Seguranças da estação então arrastam Jadson pelas pernas para fora do alcance das câmeras. Posteriormente, os agentes percebem que ele está inconsciente e iniciam manobras de reanimação cardiopulmonar. O vídeo mostra ainda a chegada de uma equipe do SAMU para prestar socorro. Apesar dos esforços, o homem morreu no hospital, deixando a mulher e uma filha de 3 anos.
Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública, as imagens foram analisadas e os envolvidos intimados para prestarem depoimento. A ViaMobilidade lamentou a morte de Jadson, informando que uma sindicância interna foi aberta para apurar o caso. Disse também que afastou preventivamente os agentes envolvidos.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Carapicuíba como morte súbita sem causa determinante aparente e morte acidental no 1° Distrito Policial de Carapicuíba. De acordo com o G1, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Osasco apontou que a causa da morte foi asfixia mecânica em decorrência de esganadura.
Homem morre após ser agredido na estação Carapicuíba, linha 8 diamante da Via Mobilidade! @viamobilidadelinhas8e9
Conforme divulgamos no início do mês passado, a família de um homem de 30 anos acusa seguranças à serviço da ViaMobilidade pela morte do rapaz. pic.twitter.com/c0nxbvzGPj
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) December 3, 2024