Os bancos funcionarão normalmente para atendimento presencial ao público até segunda-feira, 30 de dezembro, último dia útil do ano para a realização de todas as operações bancárias. Nos dias 31 de dezembro (terça-feira) e 1º de janeiro (quarta-feira), não haverá expediente bancário.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 31 de dezembro, as agências bancárias não abrirão para atendimento presencial e as compensações bancárias não serão realizadas. O mesmo ocorrerá no dia 1º de janeiro, feriado da Confraternização Universal. Nesses dias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED), não serão efetivadas. Apenas o PIX, que funciona 24 horas por dia, poderá ser utilizado normalmente.
Pagamento de contas
As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro poderão ser pagas, sem acréscimo, no primeiro dia útil seguinte, 2 de janeiro. No caso dos tributos e impostos, a Febraban orienta que o pagamento seja antecipado caso o vencimento ocorra nos dias sem expediente bancário, para evitar a incidência de juros e multa.
Retorno ao expediente normal
No dia 2 de janeiro (quinta-feira), os bancos voltarão a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não houver feriado municipal.