A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri e o Poder Judiciário inauguram nessa quarta-feira (18), às 10h, a Unidade de Atendimento de Reintegração Social na cidade.
A UARS irá operacionalizar o Programa de Penas e Medidas Alternativas e o Programa de Atenção ao Egresso e Família no município.
Com a nova unidade, serão 90 Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs) e 56 Centrais de Atenção ao Egresso e Família (CAEFs) em todo o Estado de São Paulo.
A pena alternativa é uma opção ao aprisionamento para quem comete um delito de baixo potencial ofensivo. Neste caso, a pena consiste na realização de atividades de acordo com a profissão, graduação, conhecimentos ou habilidades que o apenado tem para servir instituições que atendam a comunidade em geral ou entidades públicas. O índice de reincidência observado no programa é de apenas 7% e o custo por apenado nesta modalidade penal é, em média, de R$ 26,49, acarretando em benefícios imensamente favoráveis aos cofres públicos.
Já o Programa de Atenção ao Egresso e Família tem por base a assistência direta, o estreitamento dos vínculos familiares, a construção e ampliação da rede de apoio, parcerias com órgão governamentais e não-governamentais e projetos que priorizam a capacitação profissional e geração de renda, além de visar a reintegração dos sentenciados à sociedade.
O evento solene será na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 110 – Jardim dos Camargos, Barueri-SP.