O Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, mais conhecido como CT do São Paulo, em Cotia, vai receber o gramado que será retirado do Morumbis após os shows do Bruno Mars.
De acordo com o Globo Esporte, o gramado do Morumbis passará por um processo de substituição. A grama removida do estádio será transportada para o Centro de Formação de Atletas do São Paulo, em Cotia. Ainda segundo o GE, o gramado será replantado em um dos campos próximos ao alojamento dos jogadores.
A reportagem do Globo Esporte visitou o CT de Cotia recentemente e constatou que o campo em questão estava em más condições. Com o replantio da grama vinda do Morumbis, espera-se que em aproximadamente 30 dias o campo esteja em ótimas condições para uso dos atletas.
Devido a esta reforma no gramado, o São Paulo terá que mandar alguns de seus jogos em outros estádios. A partida contra o Vasco, pela 30ª rodada do Brasileirão, no dia 16 de outubro, será realizada no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
O presidente do São Paulo, Julio Casares, explicou que essas mudanças são necessárias para garantir a saúde financeira do clube. Ele mencionou que o São Paulo precisa ser criativo no marketing, realizando shows e ocasionalmente mandando jogos fora de sua casa, para manter a competitividade da equipe.
O São Paulo só deve retornar ao Morumbis na 33ª rodada do Brasileirão, em um jogo contra o Athletico-PR, previsto para a semana de 13 de novembro. Até lá, o CT de Cotia terá um papel fundamental na preservação e reutilização do gramado do estádio.
TecFut
O São Paulo inaugurou ainda em Cotia o TecFut, um laboratório de última geração que conta com equipamentos encontrados apenas em clubes de elite como Real Madrid e Bayern de Munique.
O laboratório conta com uma esteira capaz de atingir 40 km/h. Além disso, os equipamentos têm tecnologia capaz de criar planos personalizados para cada atleta, com ênfase especial em nutrição, já que podem medir o gasto energético dos jogadores em repouso e durante atividades.
O núcleo é liderado pelo nutrólogo Eduardo Rauen, que tem experiência com jogadores de alto nível.
Além do TecFut, o clube planeja atualizar completamente os Núcleos de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica (Reffis) de Cotia até o final do ano.