Início Cidades Jovem de Osasco desaparece no mar de Praia Grande

Jovem de Osasco desaparece no mar de Praia Grande

0
jovem de osasco desaparece no litoral
Equipes durante as buscas por jovem osasquense / Foto: Reprodução/Divulgação/GBMar

Um jovem de 19 anos, morador de Osasco, desapareceu no mar da Praia Grande, litoral paulista, na tarde de sábado (23). Fabiano Souza do Nascimento estava na cidade para comemorar o aniversário de sua mãe, de acordo com informações do “Santa Portal”.

Fabiano tomava banho de mar no bairro Jardim Solemar, acompanhado de um amigo de 27 anos, quando ambos foram surpreendidos por uma forte corrente de retorno. Ainda de acordo com o portal, o amigo conseguiu se salvar e sair do mar para buscar ajuda, enquanto Fabiano era arrastado pela correnteza. Um banhista tentou resgatar o jovem de Osasco, mas não obteve sucesso.

Equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) iniciaram as buscas por Fabiano ainda no sábado, utilizando quatro embarcações. Os trabalhos se estenderam até o início da noite, sem sucesso. As buscas foram retomadas na manhã de domingo (24), mas o jovem não foi encontrado.

Entenda o que é uma corrente de retorno

Uma corrente de retorno, também conhecida como “repuxo” ou “vala”, é um fluxo estreito e forte de água que corre da praia em direção ao mar, perpendicularmente à costa. Ela funciona como um “rio” no meio do mar, escoando a água que as ondas trazem para a praia de volta para o oceano.

A principal razão pela qual as correntes de retorno são perigosas é que elas podem puxar os banhistas para longe da praia rapidamente, causando pânico e exaustão. Muitos afogamentos ocorrem devido à tentativa desesperada de nadar contra a corrente, o que é extremamente difícil.

É fundamental estar atento a esses sinais e tomar precauções ao entrar no mar, especialmente em praias com histórico de correntes de retorno. Informar-se sobre as condições do mar e seguir as orientações dos salva-vidas são medidas que ajudam a garantir a segurança.