A Justiça Eleitoral retoma nesta terça-feira (5) todos os serviços de cadastramento eleitoral através do sistema de Autoatendimento. Os eleitores poderão realizar operações como alistamento, transferência e regularização da situação eleitoral.
Para quem precisa de atendimento presencial, como no caso de primeira via do título ou coleta de biometria, é necessário agendar horário previamente pelo site do TRE-SP. Os cartórios eleitorais funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 148.
Justificativas
Em relação às justificativas de ausência nas últimas eleições, os eleitores têm até 5 de dezembro para justificar a ausência no primeiro turno, e até 7 de janeiro de 2025 para o segundo turno. As justificativas podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, Autoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica.
Para justificativas posteriores ao dia da eleição, é preciso apresentar documentos que comprovem o motivo da ausência. O procedimento pode ser realizado presencialmente no cartório eleitoral ou via correio, utilizando o formulário disponível no site do TSE.
Caso a justificativa seja rejeitada ou apresentada fora do prazo, será cobrada multa de R$ 3,51 por turno não votado. O pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito, após emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) através do site da Justiça Eleitoral ou do aplicativo e-Título.