Após a professora Camila Godoi (PSB) ser declarada eleita deputada estadual por Itapevi devido a uma retotalização de votos, o deputado estadual Simão Pedro (PT) informou que uma liminar do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu os efeitos da decisão que o retirava do cargo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A retotalização de votos ocorreu após a cassação dos registros de candidatura do PROS e do PTB por fraude à cota de gênero. Com a redistribuição dos votos, Camila Godoi, que recebeu 48.986 votos nas eleições de 2022, conquistou a vaga na Alesp. Em uma live em suas redes sociais, a deputada eleita celebrou a conquista e afirmou que em breve seria oficialmente empossada.
No entanto, a liminar obtida por Simão Pedro suspendeu a retotalização dos votos até que haja um julgamento final da questão. “Confiamos na Justiça e na soberania do voto popular”, declarou o parlamentar em nota nas redes sociais.
Com a decisão, Simão Pedro permanece diplomado e em exercício de suas atividades parlamentares, enquanto Camila Godoi continua na suplência.
A liminar terá efeito apenas até o julgamento do mérito da ação. Caso Simão Pedro perca a causa, a vereadora de Itapevi poderá assumir o cargo de deputada estadual na Alesp.