O Banco de Alimentos da Prefeitura de Osasco, gerido pela Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Inovação Social (Sesan), alcançou um marco significativo em 2024, beneficiando mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar no município. Ao longo do ano, foram distribuídos 158.623 kits e cestas de alimentos.
A iniciativa visa combater o desperdício de alimentos, fortalecer a segurança alimentar e integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, seguindo as políticas públicas municipais e as normas de vigilância sanitária e segurança alimentar. O Banco de Alimentos tem como objetivo principal garantir o acesso a alimentos adequados e saudáveis para as famílias, com destaque para as ações de parceria público-privada.
Em 2024, o Banco de Alimentos contou com o apoio de 15 importantes parceiros corporativos e governamentais, como o Grupo Carrefour Brasil, iFood, Dois Cunhados, Bauducco, Assaí, Moinho Anaconda, Arado, Nutriens e Ceagesp. Essa rede colaborativa permitiu atender 101 entidades sociais cadastradas, garantindo a entrega de hortaliças, frutas e produtos não perecíveis para aqueles que mais precisam.

“As doações asseguram a segurança alimentar, responsabilidade social e ambiental, e permitem ao Banco de Alimentos de Osasco transformar vidas, garantindo nutrição adequada para muitas famílias osasquenses”, disse João Perez, gestor do Banco de Alimentos e secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social de Osasco.
A história de Alaíde B. Conceição, moradora do bairro Piratininga há 50 anos e beneficiária do Banco de Alimentos há um ano, ilustra o impacto positivo do programa. “Moro com minha neta de 16 anos, que estuda e pratica esportes. Recebo uma aposentadoria, mas enfrento problemas de saúde, e a maior parte do meu dinheiro é destinada a medicamentos e à moradia. O Banco de Alimentos tem sido uma verdadeira bênção em nossas vidas. Os médicos recomendaram uma alimentação saudável, mas eu não tinha condições de arcar com isso. Há um ano conseguimos manter uma alimentação equilibrada graças aos kits que recebemos semanalmente do Banco de Alimentos”.
O desempenho do Banco de Alimentos é reconhecido como uma das maiores referências nacionais em segurança alimentar. O equipamento integra o Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e participa do Programa de Aquisição de Alimento/PAA, uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o Governo Federal, que visa fomentar a agricultura familiar.
A sede, localizada na Avenida General Pedro Pinho, 1340, Jardim Pestana, está passando por reforma em convênio com o Governo Federal para aprimorar seus serviços e a previsão de entrega é março de 2025. Enquanto isso, a operação ocorre temporariamente em Quitaúna, na Rua Edelzita Borges Batista, 55.