A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Estela, em Carapicuíba, é motivo de reclamação dos moradores do bairro.
Segundo a comunidade, o posto só aplica vacinas até às 12h30, enquanto o órgão funciona até 17h; e só marca consultas a partir das 9h, duas horas após sua abertura, às 7h.
A dona de casa Luciana Cardoso, 38, conta que foi levar a filha para tomar vacina no período da tarde, já que a criança estuda de manhã, e foi surpreendida.
“A funcionária disse que só atende de manhã, então minha filha vai precisar faltar na escola”.
Outra mãe preocupada com a situação, Luciana dos Anjos, 41, diz que chegou na unidade às 7h, mas só tinha funcionário para marcar consulta às 9h.
“Cheguei cedo e tive que esperar”, afirmou. “Por que abre às 7h se as atendentes só remarcam ou marcam consultas às 9h?”, indaga.
Outro lado
Questionados pela reportagem na terça-feira, 14, funcionários do posto alegaram que só há uma pessoa para dar vacinas e que ela encerra o expediente às 12h30.
Eles afirmam ainda que as consultas só são marcadas a partir das 9h.
Já a assessoria da prefeitura de Carapicuíba disse, em nota, que a sala de vacinas da UBS funcionou das 10h às 12h30 apenas no dia 10 de março “devido à falta de energia elétrica” e que nos demais dias funciona normalmente no período integral.
Também há queixas dos mesmos serviços nos postos da Vila Cretti e Ariston.