
O Defesa Civil Alerta, novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, já está em operação nas regiões Sudeste e Sul do país. A tecnologia, desenvolvida em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e operadoras de telefonia, será utilizada em casos de desastres de grande perigo.
O sistema funciona por meio da rede de telefonia celular, enviando alertas gratuitos com mensagens de texto e aviso sonoro para a população em áreas de risco com cobertura 4G ou 5G. O alerta interrompe qualquer atividade na tela do celular, mesmo no modo silencioso, e não requer cadastro prévio do usuário.
“Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta”, explicou Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
Ele lembrou também que em caso de desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, “os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes”.
No último fim de semana, um alerta de demonstração foi enviado para 36 municípios do Rio Grande do Sul e para Belo Horizonte (MG), a fim de familiarizar a população com o novo sistema.
O Defesa Civil Alerta já havia sido testado em um projeto-piloto em agosto deste ano, em 11 municípios de diferentes estados, incluindo São Sebastião (SP), Petrópolis (RJ), Angra dos Reis (RJ), Roca Sales (RS), Morretes (PR), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Indianópolis (MG).
Uma pesquisa realizada após o projeto-piloto revelou que 87% da população dos municípios participantes aprovou o novo sistema.