Ônibus e micro-ônibus de transporte público poderão ser obrigados a ter botão de pânico com acionamento discreto e silencioso pelo condutor ou pelo cobrador em caso de perigo. O sistema também deverá informar a localização do veículo às autoridades de segurança pública.
É o que determina projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Para Cássio, o projeto seria uma possível solução para os frequentes assaltos em ônibus no Brasil. “No Distrito Federal e em Pelotas (RS), já há leis que obrigam as empresas concessionárias [de transporte público] a instalar botões de pânico. Outras cidades seguem o mesmo caminho. A existência de dispositivo antirroubo terá um efeito dissuasório nos criminosos, que deixarão de assaltar os coletivos”, justificou.
—–
LEIA TAMBÉM:
Passageiros espancam assaltante em ônibus em Carapicuíba
—–
O projeto altera Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). Pelo texto, os veículos que já estejam em circulação devem ser adaptados no prazo de um ano, se ônibus, e dois anos, se micro-ônibus.
Agência Senado
–—
LEIA TAMBÉM
Promotor denuncia pirâmide de perfumes
Ex-vereador de Osasco será ressarcido por processo em que foi absolvido, decide TJSP
Em Osasco, goleiro Ederson, da seleção, comenta “atropelo” em Tite: “Não foi intencional, ele já estava meio caindo”
—–