Osasco conquistou a terceira posição entre as cidades de médio porte mais seguras para se viver no Brasil, de acordo com o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil©, elaborado pela MySide. O estudo, que utiliza dados do Ministério da Saúde e do IBGE, classifica Osasco como uma das localidades mais seguras entre os municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.
A pesquisa revela que Osasco registra uma taxa de 8,9 homicídios por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de São Bernardo do Campo e São José dos Campos, que apresentam taxas de 8,4 e 8,7, respectivamente. Para se ter uma ideia da dimensão desse resultado, Japeri, no Rio de Janeiro, última colocada no ranking geral de segurança, possui uma taxa de violência 21,5 vezes maior que Osasco, com 191,7 homicídios por 100 mil habitantes.
O estudo utiliza como principal indicador a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes, métrica reconhecida internacionalmente por organizações como a OMS e o UNODC. Esta metodologia permite comparações mais precisas entre cidades de diferentes tamanhos populacionais.
Os dados analisados abrangem todos os 1,5 milhões de óbitos ocorridos no Brasil em 2023, conforme registrado no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. A escolha dessa fonte de dados garante uniformidade nos critérios utilizados em todos os estados, possibilitando comparações confiáveis entre as cidades brasileiras.
O desempenho de Osasco no ranking ressalta os esforços bem-sucedidos do município em políticas de segurança pública, colocando-o em posição de destaque nacional e servindo como exemplo para outras cidades de porte semelhante que buscam melhorar seus índices de segurança.
O estudo pode ser baixado em pdf neste link.